quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cobol e o PIB Mundial


Se você é mais um, entre tantos, que ainda têm a mesma reação quando ouve falar da linguagem.; se a menção desta palavra lhe traz a imagem daqueles frios terminais de fósforo verde... é hora de rever seus conceitos. Para começo de conversa, além de ser um padrão ANSI, COBOL é de longe a linguagem mais utilizada no mundo, tanto em manutenção de aplicações existentes ("legacy systems") quanto na criação novas aplicações. A maioria esmagadora do PIB mundial é controlada por um sistemas em COBOL; são bilhões de linhas de código e vários anos de conhecimento de negócios acumulados por profissionais COBOL:- a maior parte da indústria bélica, automotiva, aeroespacial, química, petrolífera, dos governos das principais nações do planeta e do sistema financeiro, tornando inviável a substituição destes sistemas em menos de algumas décadas.

Foi a partir desta constatação que outras tecnologias vieram de encontro à linguagem,criando interfaces que tornem possível a convivência com esta situação. Pode-se dizer que a tecnologia que não interagir com COBOL estará praticamente inviabilizada, pois estará distante do mundo descrito acima.
Hoje, um profissional COBOL, além de ser muito valorizado, é capaz de criar aplicações gráficas ou web e integrá-la com outras linguagens, acessar bancos de dados, componentes Activex, enfim, utilizar a maioria dos novíssimos recursos tecnológicos.
Exemplo ilustrativo foi o lançamento simultâneo de COBOL compatível com o protocolo Microsoft.Net, juntamente com outras linguagens. Como disse recentemente um certo Bill Gates: "Eu não sei qual será a linguagem do futuro, mas creia-me: Basic e COBOL certamente estarão lá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário